Tatuagens de Belas Artes: A História é Sempre Relevante
POR JUSTINE MORROW
Como a tatuagem surge como uma forma séria de expressão, a história da arte desempenha um papel inegável nas tatuagens de belas artes.
Substituindo as fortes paredes brancas das galerias estão os corpos dos seres humanos em todo o mundo. Tornando-se o novo anfitrião de obras de arte , os colecionadores de tatuagens estão participando de uma evolução da indústria. A idéia de que a tinta deve estar na forma de iconografia náutica ou rito tribal agora é antiga; os tatuadores contemporâneos estão quebrando barreiras e há muito tempo ideologias de como uma tatuagem deve ser considerada para ser considerada qualidade. De pinturas famosas a esculturas ilustres e até filmes aclamados, as tatuagens de belas artes tornaram-se uma tendência imparável. Isso prova não apenas que a tatuagem em si deve ser, e é, uma forma visual altamente respeitada, mas que a história da arte sempre permanecerá relevante, independentemente do meio ou idade. Não é de admirar, na verdade, uma vez que a tatuagem sempre esteve no centro da expressão humana. De Otzi ao atual mainstream, não há uma cultura ou país que não tenha visto fios de tatuagem.
Arte moderna e tatuagem
Estilos de tatuagem como Aquarela e Realismo têm laços óbvios com movimentos de arte do passado, e até as tatuagens chicanas podem agradecer aos motivos reverenciados das relíquias católicas romanas por alguns de seus aspectos de design. Mas há muitos tatuadores que são inspirados por mestres modernos e até artistas visuais emergentes atuais que são inspirados pela arte da tatuagem. Agnieszka Nienartowicz , Elena Pancorbo , Chris Guest e Cheyenne Randall são conhecidos por sua incorporação da arte corporal em suas pinturas.
É nos dois sentidos ... novamente, talvez porque a tatuagem seja uma forma de arte humana tão antiga, os tatuadores não são apenas inspirados pela arte moderna, mas os artistas modernos também são inspirados por tatuadores. Existem também os clientes que solicitam certos aspectos da vida que adoram. Isso é bastante normal para uma tatuagem; colocamos nossas paixões e assuntos mais amados em nossa pele ... e, é claro, isso incluiria artistas famosos que viveram e passaram por muito tempo. As tatuagens abaixo são exemplos perfeitos disso: tatuagens inspiradas nas peças de arte performática em movimento de Marina Abramovic, as enormes renderizações de carvão de Robert Longo, bem como a intensa obra de Yayoi Kusama de criações estranhas e surreais. São coisas que nos inspiram, que capturam nossa imaginação. As formas de arte moderna continuam obscurecendo fronteiras,
Expressionismo e estética de vanguarda
Talvez alguns dos movimentos artísticos mais influentes na estética da tatuagem de vanguarda sejam o expressionismo, o impressionismo, o expressionismo abstrato e o surrealismo. Cada um deles poderia ser facilmente mencionado por si só, mas o impacto que todos causaram na tatuagem contemporânea é semelhante.
O expressionismo começou na Alemanha no início do século XX. A discórdia e a discórdia social antes da Primeira Guerra Mundial eram uma grande parte do motivo pelo qual os artistas desse movimento em particular começaram a se afastar de perfeitas representações da realidade para retratos que descreviam com mais agitação emocional. O Grito de Edvard Munch , os retratos viscerais de prostitutas de Egon Schiele e a interminável contribuição de ilustrações brutais de pré e pós-guerra de Otto Dix inspiraram tatuadores modernos, como Servadio , Pauline Tattoo e muito mais.